O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) foi criado para substituir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Para compor o PGR, são exigidos dois documentos base: inventário de riscos, que compreende as etapas de identificação de perigos e avaliação de riscos e o plano de ação, onde se estabelecem as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas.
O Programa é essencial tanto para atender às exigências legais, quanto para proporcionar mais segurança aos colaboradores, criando ambientes de trabalho livres de riscos, reduzindo acidentes e promovendo a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.
O PGR é uma obrigação da NR-01, para todas as empresas que tenham trabalhadores como empregados (CLT). Somente algumas são desobrigadas.
O que é o inventário de riscos do PGR?
O inventário de riscos é um documento essencial no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Ele inclui a identificação dos perigos presentes nas atividades laborais, bem como os métodos de controle e as ações para mitigação dos riscos em diferentes níveis. No plano de ação, deve-se priorizar os riscos mais elevados.
O inventário registra as análises dos riscos associados às atividades, mas não os acidentes ocorridos, que são registrados em outros documentos, como a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Para elaborar o inventário de riscos, é necessário seguir a Norma Regulamentadora nº 01 (NR 01).
O que é o plano de ação do PGR?
O plano de ação é um dos documentos base do PGR, com objetivo de propor medidas e estratégias para mitigar ou eliminar o risco ocupacional, reduzindo assim as chances de acontecerem os acidentes de trabalho. O Plano deve ser acompanhado e avaliado para garantir que as ações sejam eficazes.
Quem elabora o PGR?
O PGR deve ser elaborado por profissionais qualificados e especializados em segurança e saúde no trabalho. Isso inclui engenheiros de segurança do trabalho e técnicos de segurança do trabalho.
A elaboração do PGR exige um conhecimento técnico específico para identificar, avaliar e controlar os riscos presentes no ambiente laboral. Contratar uma consultoria especializada em segurança do trabalho pode facilitar a elaboração do PGR, além de minimizar os níveis de exposição aos riscos ocupacionais e evitar multas e penalidades durante uma fiscalização.
Como fazer um plano de ação eficiente para o PGR?
Uma das maneiras de elaborar um plano de ação eficiente, é utilizando a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act), que facilita o planejamento, execução, verificação e melhoria contínua das medidas de segurança. Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Planejar (Plan)
- Baseado no inventário, identifique os riscos que precisam ser controlados. Quanto maior o risco, maior a urgência.
- Determine o que deve ser feito para reduzir ou eliminar os riscos.
- Atribua um nível de urgência a cada ação, priorizando os riscos mais graves.
- Defina prazos realistas para a implementação das medidas.
- Executar (Do)
- Coloque o plano em prática, sempre monitorando os processos e coletando informações sobre o andamento das medidas.
- Verificar (Check)
- Após a implementação, avalie se as medidas estão funcionando conforme o planejado. Identifique possíveis falhas e ajustes necessários.
- Agir (Act)
- Com base nos resultados, faça as correções necessárias e melhore o plano de ação, garantindo que os riscos sejam controlados de forma contínua.
Por que contratar uma assessoria especializada para elaborar o Plano de Ação e o PGR?
A elaboração do Plano de Ação e do PGR como um todo requer o envolvimento de profissionais habilitados, especializados em segurança do trabalho. A SOS Segurança e Saúde no Trabalho, oferece suporte completo para a criação e implementação de planos de ação eficientes, ajudando empresas a atenderem às exigências legais e criarem ambientes de trabalho mais seguros.
Desde a identificação dos riscos até a implementação das medidas corretivas, a SOS garante que o processo de gestão de riscos seja realizado de forma eficaz, reduzindo a chance de penalidades durante fiscalizações.
Conte com a SOS para garantir a segurança no seu ambiente de trabalho, cumprir as normas regulamentadoras e proteger sua equipe.