A segurança do trabalho é um tema de grande importância em qualquer empresa ou organização. Manter os trabalhadores seguros e saudáveis no ambiente de trabalho não só é uma obrigação legal, mas também é fundamental para garantir a produtividade e o bem-estar dos colaboradores.
Muitas vezes pode ser difícil engajar os trabalhadores na segurança do trabalho, especialmente porque alguns trabalhadores acreditam que as normas e procedimentos de segurança são um incômodo.
Neste conteúdo, apresentaremos algumas estratégias para engajar os trabalhadores na segurança do trabalho e criar uma cultura de segurança dentro da empresa.
Criar grupos de discussão
Convidar as pessoas para trazer os problemas organizacionais, estimulando o grupo a trabalhar nos problemas, oportunidades e dificuldades trazidas. Quando a gente passa a fazer segurança no trabalho com os trabalhadores à percepção que eles passam a ter, é em relação à própria segurança.
Reconhecer e incentivar
Quando o trabalhador erra, sempre há alguém para cobrá-lo, para criticá-lo. Esse é um dos fatores que fazem as pessoas se afastarem da segurança do trabalho. Todo mundo diz que SST é importante, mas quando se fala no assunto só falamos de regras, de normas, de punição, de cobrança, isso afasta as pessoas.
Ao reconhecer e incentivar uma pessoa por estar utilizando os EPIs, você estará mostrando a pessoa reconhecida que o comportamento que foi elogiado é um comportamento a ser mantido, e assim ele se tornará um hábito.
Líderes e alta gerência mostrando e dando exemplo
A liderança e o engajamento de alta gerência são fundamentais para criar uma cultura de segurança dentro da empresa. Ela deve dar o exemplo, seguindo os procedimentos de segurança e demonstrando um compromisso com a segurança dos trabalhadores. Além de fornecer recursos adequados para a segurança no trabalho e incentivar a participação dos trabalhadores na identificação e resolução de problemas relacionados à segurança.
Líderes cuidando das pessoas
Muitos daqueles que recebem um crachá de líder nas empresas na verdade não são líderes, são chefes! O líder lidera pessoas, o chefe gerencia coisas. O líder quando demonstra atenção às pessoas acaba engajando as pessoas.
Time de Segurança e liderança que ouve as pessoas
Imagina que você encontra um trabalhador no setor dele, numa máquina sem proteção. Ele é uma pessoa que produz bem, mas entrega pouco em se tratando de segurança no trabalho.
A ideia é o TST Marcos conversar com o trabalhador João, para assim, melhorar a condição de segurança do maquinário:
– João, deixa eu te perguntar, sua máquina está segura?
– Marcos, ela está mais ou menos segura…
– Certo João, o que poderíamos fazer para que ela fique ainda mais segura?
– Ah, se tivesse uma proteção nessa parte aqui, nessa correia que está meio exposta, ficaria bem mais segura.
– Marcos, cara… eu acho que o pessoal da manutenção poderia nos ajudar!
– Certo João. Estou com tempo agora, e você também tem tempo para a gente resolver isso?
– Tenho sim!
– Ótimo. Se quiser posso chamá-los, e provavelmente eles virão agora mesmo. Fica bom assim, posso chamar?
– Pode!
Repare que nesse exemplo, a mudança ocorreu porque alguém ouviu o João, a sugestão dele veio para a prática, provavelmente toda vez que ele olhar para a proteção colocada, se lembrará de que ela está lá, de certa forma, por sugestão dele, de certa forma, a medida de proteção é dele também. Assim geramos o sentimento de pertencimento.
Avaliação e melhoria contínua
É fundamental avaliar regularmente os procedimentos de segurança e buscar melhorias contínuas. Os trabalhadores devem ser incentivados a fornecer feedback sobre os procedimentos de segurança e a empresa deve estar disposta a fazer mudanças necessárias para melhorar a segurança do ambiente de trabalho.
Engajar os trabalhadores na segurança do trabalho é um processo contínuo que envolve comunicação clara e frequente, escuta ativa, reconhecimento e incentivo, liderança e engajamento da alta gerência, e avaliação e melhoria contínua. Ao adotar essas estratégias, a empresa pode criar uma cultura positiva, centrada nas pessoas e que engaja absurdamente bem.
Fonte: adaptado de RS DATA. Disponível em: https://www.rsdata.com.br/como-engajar-o-trabalhador-nas-acoes-de-seguranca-do-trabalho/