Tudo que você precisa saber sobre a inclusão dos riscos psicossociais no PGR

A atualização recente da Portaria MTE nº 1.419, publicada em 28 de agosto de 2024, trouxe uma mudança significativa para as empresas. A partir dessa norma, os riscos psicossociais passam a ser parte obrigatória do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), ampliando o foco da NR-1 para além dos tradicionais riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos.

Com essa inclusão, as empresas terão que identificar, monitorar e gerenciar fatores que impactam diretamente o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores, como estresse, assédio moral e sexual, sobrecarga de trabalho, entre outros. Isso ressalta a importância da saúde mental como componente central da segurança no trabalho.

 

O que muda com a nova redação da NR-1?

As empresas passam a ser obrigadas a identificar, avaliar e controlar uma gama de riscos ocupacionais, que agora incluem os riscos psicossociais, considerando o impacto que fatores como estresse e condições psicológicas podem ter na saúde dos trabalhadores.

 

Quando a nova exigência entra em vigor?

As novas diretrizes da NR-1 devem entrar em vigor em até nove meses após a publicação da norma. O prazo será contado a partir da data de publicação da Portaria MTE nº 1.419/2024, ocorrida em 28/08/2024, finalizando em 25 de maio de 2025. Assim, até esta data, todas as empresas deverão integrar os riscos psicossociais ao seu PGR.

 

O que são riscos psicossociais?

Os riscos psicossociais envolvem condições que afetam a saúde mental dos colaboradores no ambiente de trabalho, como assédio moral e sexual, sobrecarga de trabalho, pressão excessiva por resultados e falta de apoio e/ou comunicação eficaz.

Confira todos eles e as principais alterações na NR-1 clicando aqui!

 

Quais são os benefícios da inclusão dos Riscos Psicossociais no PGR?

Com a alteração na NR-1, empresas serão obrigadas a identificarem parâmetros psicossociais em seus relatórios de gerenciamento de riscos. Ou seja, para cumprir essa obrigatoriedade, elas precisarão adotar medidas para prevenir o adoecimento mental dos trabalhadores, criando ambientes de trabalho mais saudáveis.

Para se ter uma ideia da importância dessa implementação, somente em 2023, houve um crescimento de 38% no número de brasileiros afastados do trabalho por questões de saúde mental.

Mas o que sua empresa vai ganhar com isso?

Trabalhadores saudáveis e bem mentalmente, são muito mais produtivos e engajados. O investimento vai além das obrigações legais, trazendo resultados positivos com menos afastamentos, reduzindo significativamente os custos associados.

Uma empresa que oferece um ótimo ambiente de trabalho e que preza pela saúde mental da equipe, também se torna mais atraente no mercado e pode ter mais facilidade na contratação de mão de obra.

 

 

Como podemos ajudar sua empresa?

Nossa equipe está à disposição para auxiliar sua empresa a se adaptar a essas novas exigências, garantindo conformidade e promovendo a saúde mental dos seus colaboradores.

Somos parceiros da sua empresa na prevenção e cuidado no ambiente de trabalho. Atuamos com um atendimento próximo e suporte total de nossos profissionais qualificados e certificados, para que as equipes possam aplicar os programas de prevenção, obtendo os melhores resultados.

Entre em contato conosco para obter maiores informações sobre como implementar essas mudanças de forma eficaz.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail