SST: qual a importância da Saúde e Segurança do Trabalho?

A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) é uma exigência legal, mas que serve como estratégia essencial para garantir o bem-estar dos seus colaboradores e a eficiência da sua empresa.

A SST inclui medidas, práticas e normas que juntas ajudam a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, promovendo a saúde física, mental e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Implementar e manter um programa de SST eficaz, pode transformar o ambiente de trabalho, trazendo benefícios significativos para o seu negócio, como aumento significativo da produtividade e maior competitividade.

 

O que é SST?

A sigla se refere a Segurança e Saúde no Trabalho, englobando um grupo de normas, ações e medidas exigidos legalmente aos colaboradores e empresa para reduzir acidentes ou doenças ocupacionais.

Para que serve SST?

A Segurança e Saúde no Trabalho tem o objetivo de identificar a origem dos acidentes de trabalho, as razões pelas quais acontecem, a incidência deles, além de formas de prevenção destes riscos e de doenças ocupacionais, promovendo um local de trabalho mais seguro e salubre.

 

Há regulamentação para SST?

A CLT, em seu artigo 162, determina que as empresas de acordo com as normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e medicina do trabalho.

O Ministério do Trabalho e Emprego é o órgão responsável por regulamentar as normas SST por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Qual a importância da saúde e segurança para a empresa?

A saúde e segurança no trabalho (SST) são pilares essenciais para o funcionamento eficiente de uma empresa. Garantir que o ambiente de trabalho seja seguro e que os colaboradores estejam protegidos contra acidentes e doenças ocupacionais não é apenas uma exigência legal, mas também uma estratégia para melhorar a produtividade e o bem-estar organizacional. Empresas que investem em SST demonstram preocupação com seus funcionários e criam um ambiente mais harmonioso, o que se reflete diretamente na retenção de talentos e no sucesso do negócio.

 

5 benefícios do SST

 

  1. Identificação de perigos

É por meio da SST que se torna possível identificar possíveis focos de perigo e criar estratégias de prevenção e procedimentos para tornar o ambiente de trabalho um local seguro.

 

  1. Aumento da produtividade

Colaboradores que se sentem seguros são mais focados em suas atividades, o que aumenta a eficiência e a qualidade do trabalho entregue.

 

  1. Redução de custos operacionais

A prevenção de acidentes evita gastos inesperados com indenizações, tratamentos médicos e processos judiciais, além de reduzir a necessidade de substituições de funcionários.

 

  1. Melhoria do clima organizacional

Quando os colaboradores percebem que a empresa se preocupa com sua saúde e segurança, isso gera um ambiente de confiança e engajamento, promovendo uma cultura corporativa positiva.

 

  1. Cumprimento das leis

Estar em conformidade com as regulamentações de SST evita multas e sanções, além de melhorar a imagem da empresa diante do mercado e das autoridades competentes.

 

Qual a relação entre a SST e o eSocial?

Todas as empresas com admissão de profissionais têm a obrigação de enviar as informações de SST para o eSocial. A relação entre a Saúde e Segurança do Trabalho e o e-Social, é de grande importância, já que o e-Social garante a unificação a comunicação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, incluindo dados sobre a saúde e segurança dos trabalhadores.

Empresas são obrigadas a registrar no eSocial, eventos relacionados à SST, como:

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos

 

Como implementar Saúde e Segurança do Trabalho na sua empresa?

Confira alguns exemplos de programas e ações que devem ser implementados na sua empresa:

 

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

O objetivo é identificar todos os riscos existentes no ambiente de trabalho e implementar medidas de proteção administrativas, coletivas e individuais.

 

PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

Monitora a saúde do trabalhador, realizando a prevenção de doenças e identificando suas causas.

 

PCA – Programa de Conservação Auditiva

São inseridas medidas preventivas e mitigadoras para a prevenção e conservação da audição do trabalhador.

 

PPR – Programa de Proteção Respiratória

Indica as melhores medidas para conservar a saúde respiratória do trabalhador, como equipamentos de proteção, por exemplo.

 

LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientes de Trabalho

Define se as atividades exercidas são perigosas ou insalubres.

 

AET – Análise Ergonômica do Trabalho

Analisa a situação dos postos de trabalho, identificando possíveis causas e ligações com problemas organizacionais.

 

Treinamentos regulares

É fundamental treinar os colaboradores para que eles entendam os riscos e saibam quais as medidas são necessárias implementar dentro da empresa para minimizá-los. Existem, por exemplo, treinamentos para operação de equipamentos, uso correto de EPIs, primeiros socorros, prevenção de incêndios, dentre uma ampla gama de outras opções. O ideal, é verificar os que mais se enquadrem com a necessidade da sua empresa e oferecê-los periodicamente aos colaboradores.

 

Adequação às Normas Regulamentadoras

As Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego estabelecem obrigações específicas para cada tipo de atividade. É muito importante ficar atento a elas e adequar sua empresa para o atendimento das que se enquadrem com seu ramo de atuação.

 

Acompanhamento com médico do trabalho

Implemente o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que inclui exames admissionais, periódicos, demissionais, de retorno ao trabalho, mudança de função, além de exames complementares para monitorar a saúde dos trabalhadores expostos a riscos específicos.

 

Como implantar e acompanhar tudo isso na sua empresa?

A implementação de um programa de Saúde e Segurança do Trabalho pode parecer desafiadora, mas com o apoio certo, sua empresa pode garantir um ambiente seguro e em conformidade com as normas. A SOS é uma empresa de consultoria especialista em SST, que oferece soluções completas para pequenas e médias empresas.

Desde a identificação de riscos até a formação de CIPA, passando pelo treinamento de colaboradores e o cumprimento das Normas Regulamentadoras, a SOS cuida de cada etapa do processo. Além disso, a equipe acompanha continuamente a sua empresa, realizando auditorias e atualizações nas políticas de segurança.

Com a SOS, você não precisa se preocupar com a complexidade das regulamentações. A empresa garante que o seu negócio esteja sempre dentro dos padrões de segurança, prevenindo acidentes e garantindo o bem-estar dos colaboradores.

Entre em contato e conte com o auxílio da SOS na implementação e acompanhamento dos programas de Saúde e Segurança do Trabalho eficaz e sustentável!

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
E-mail